segunda-feira, 19 de julho de 2010

Liberdade de escolha e não escolha

Uma pequena saudade melancólica tomará conta de mim, na próxima lua crescente, vontade de reviver certas coisas, ainda que por breve instante, na verdade, vontade de viver o "para sempre".

Dia de repensar, repassar, acertar arestas nesse ritual do amadurecer, crescer por dentro passeando pelo passado, constatando que não tem erro, que só o é, o que se coloca dentro da caixinha das moralidades tradicionalistas do mundo, o que tem é regra, acordo que a gente faz e pronto, se não fere ninguém, não é erro, se fere sem a mínima intenção, é acidente e se refaz.

Se todos temos arrependimento, um ao menos, acredito que tenhamos, todos...que seja pelo não feito, pelo 'irrealizado', eis o paradoxo perplexo das escolhas que fazemos, justamente por querer tudo, querendo engolir o mundo, arrepender-se do não realizado é quase uma obrigação, uma das imposições da liberdade de escolha...que é o paradoxo em si...

Neste próximo dia, de lua crescente, vou riscar uns dizeres de dentro de mim, vou expor, me expor, extrapolar, arriscando o que há, pois se assim não for, jamais saberei se o para sempre é possível...refazer o que nem bem fiz...uma nova descabida e necessária declaração...como numa bela história que o destino presenteia a alguns, acreditando sermos nós um desses sortudos escolhidos...aprendemos o que tivemos que aprender, inclusive que somos livres...às vezes desdissemos o destino e enfurecemos por ser tão breve...portanto, no dia próximo de lua crescente, serei extensa, intensa e ficarei vazia.

Preenchida da leveza que tais dizeres me concederão, assim estarei, com o arrependimento desfeito, pois farei nesse dia o que guardei num baú há poucos anos. Esse alguém que tão longe mora, vai me ouvir em pensamento...e vai mesmo ouvir, porque sempre foi assim, nos escutamos à distância, mesmo sem querer...ainda que tentemos fugir...o universo conspira e nos espera suspirando...assim como eu.

Pelo dia 22 de julho de 1982...que me trouxe você...pelo crescente desejo de te ter de volta...para sempre...não importa o que aconteça depois, mas deixar de dizer, não é mais escolha, é impossibilidade. 

Feliz aniversário...eu direi, e outras tantas coisas que não cabem mais em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário