sábado, 23 de outubro de 2010

Pequeno discurso emocionado para os formandos 2010 do Método DeRose da Federação do Estado do Paraná

Inicio dedicando estas palavras a todos que se dedicaram generosamente a inventar, organizar e efetivar este momento. Sintam-se carinhosamente abraçados por cada um dos formandos aqui presentes. Visualizaram o abraço? Pronto, nossas mentalizações são poderosas, como sabemos, em pouco tempo esses abraços de fato acontecerão.
Estive passeando pelos recantos encantados da sensibilidade criativa, enquanto pensava em palavras que pudessem transmitir um ínfimo da sensação de cada um de nós, formandos do Método DeRose da Federação do Estado do Paraná.
Desejava fazer um belo discurso, mas quando pauso outros pensamentos para perceber o que me traz à mente esta ocasião, o raciocínio cessa e vem à tona a emoção.
Inspiro e entrego à oratória, o dom da expressão, pois neste caso, o sentimento profundo esbanja, se intensifica , supera e desqualifica qualquer técnica literal.
Hoje os pássaros acordaram cantando, me levantaram antes do dia clarear. Hoje, eu acordei sorrindo, foi sereno o despertar, o sol nasceu com um ‘Q’ a mais, uma cor a mais, um vislumbre a mais; o que se deu, sei bem, acordei assim: com uma alegria a mais dentro de mim.
A intenção é compartilhar uma história constituída por várias; pequena parte, a muitos olhos, invisível, da trajetória que nos trouxe até aqui. Esta cerimônia concede forma e cor às escolhas às quais nos dedicamos, registra solenemente nossa superlativa seriedade para com nossos ideais.
Chegamos aqui confiantes na força do sentimento gregário, que nos acolhe e impulsiona, ao alto e avante, sempre em companhia da alegria sincera, confirmamos e comemoramos diante de tantas pessoas queridas, as novas atitudes conquistadas, o movimento natural que nos conduz ao aprimoramento constante em um espaço infinito de possibilidades ainda inexploradas. Registrada, parte dessa trilha, continuemos seguindo a meta consequente, ao hiperconsciente, à inevitável felicidade.
Vamos - ainda que de corpos distantes - de mãos dadas, olhos atentos, alma leve, mente clara e coração sereno, nosso primeiro aprendizado é o próprio caminhar...
Trazemos à formatura, a confirmação do compromisso em difundir a filosofia vivencial na qual nos reconhecemos, de galgar desbravadoramente em direção a grandes realizações, à contínua transmutação do comportamento, da percepção, aprimorando aos pouquinhos, dia a dia, nossa capacidade de relação, aprendendo e ensinando, participando ativamente, estando plenos e presentes no movimento todo da natureza do Ser, vivenciando a exemplo de nosso Mestre, DeRose, tão amado e de todos aqueles que nos precederam, essa maravilha que é encontrar um lugar ao sol.
Das dificuldades - se alguém questiona – ah, as dificuldades...para todos, como flores, pedras também vieram e destes momentos guardamos a força acumulada da auto-superação.
Ainda que antes soubéssemos, das dificuldades, cá estaríamos, pois aprendemos depressa que “o problema é o preâmbulo da solução.”
Afinal, quem disse que viver é fácil?


Declaro, agora, este contexto, eis o nosso contentamento:


Ser forte nos momentos frágeis;
ser doce quando a vida aperta;
ser ágil se o mundo parece desmoronar.


Contemplar o mar ou o céu todos os dias;
sentir o sol ou a brisa na pele;
sorrir se necessário e também quando não.


Ouvir com verdade o coração,
que ele é a ampulheta da vida,
a bússola da navegação.


Ninguém disse que seria fácil,
mas retrato nosso apreço, nosso espanto,
superar é essencial.


Assim, sigo firme,
(mesmo que as vezes chore)
vou à rua, contemplo a lua e sinto uma brisa de saudade.


Saudade é bom sinal,
contas das boas coisas vividas,
evidencia nossa superlativa potência para produzir dias felizes.


nos tornamos as ondas do mar que insistentemente continuarão subindo pelas areias,


com força infinita,
coragem vibrante, 
Bháva, firme intenção, dedicação a contento, com o coração.


A semear
Dias felizes,
amigos constantes,
amores eternos.


A compartilhar
Dias felizes,
amigos constantes,
amores eternos.


Dias felizes,
amigos constantes,
amores eternos,
para todos nós.




Com carinho e gratidão absoluta, por estar me tornando como quisera desde sempre, um beijo e um firme abraço em cada um de vocês, que de longe e de perto participaram da construção deste momento, estiveram todos nos sentimentos desta noite.


Amor eterno;
Ana Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário