quinta-feira, 20 de maio de 2010

Grata e extasiada.


Outro presente que a manhã de hoje me trouxe...


Há algumas horas peguei um envelope dos correios na portaria, mal sabem os que o trouxeram até mim, a preciosidade que tiveram às mãos...
Grande surpresa, que estou a devorar imperiosamente. Cartas a um jovem poeta, do nobre poeta, Reiner Maria Rilke. Não encontro palavras pra agradecer esse esplendoroso presente, apresentado e ofertado com tanto carinho, por um amigo tão querido e admirado, não apenas por mim...um nobre artista, posso dizer.


De coração aberto e iluminado pelas palavras de Rilke...obrigada, querido!
[...] 
Permita a suas avaliações seguir o desenvolvimento próprio, tranqüilo e sem perturbação, algo que, como todo avanço, precisa vir de dentro e não pode ser forçado nem apressado por nada. Tudo está em deixar amadurecer e então dar à luz. Deixar cada impressão, cada semente de um sentimento germinar por completo dentro de si, na escuridão do indizível e do inconsciente, em um ponto inalcançável parta o próprio entendimento, e esperar com profunda humildade e paciência hora do nascimento de uma nova clareza:só isso se chama viver artisticamente, tanto na compreensão quanto na criação.

         Não há nenhuma medida de tempo nesse caso, um ano de nada vale, e mesmo dez anos não são nada. Ser artista significa: não calcular nem contar; amadurecer como uma árvore que não apressa a sua seiva e permanece confiante durante as tempestades da primavera, sem o temor de que o verão não possa vir depois. Ele vem apesar de tudo. Mas só chega para os pacientes, para os que estão ali como se a eternidade se encontrasse diante deles, com toda amplidão e a serenidade, sem preocupação alguma. Aprendo isso diariamente, aprendo em meio a dores às quais sou grato: a paciência é tudo!
 [...]

(Reiner Maria Rilke – cartas a um jovem poeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário